Nosso histórico demonstra nossa tradição, pioneirismo e flexibilidade na atuação nos mercados editorial e varejista de livros no Brasil.
Nossa história teve o seu início em 1914, quando o Sr. Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, um imigrante português, fundou no Largo do Ouvidor, em São Paulo, uma pequena livraria destinada ao comércio de livros usados. Em virtude da localização da livraria, muito próxima à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, do interesse pessoal e conhecimento da literatura jurídica que o Sr. Joaquim Saraiva possuía, a então denominada “Livraria Acadêmica” tornou-se conhecida dos professores e estudantes de direito frequentadores daregião e especializou-se no comércio de livros jurídicos, que representa, até os dias de hoje, um segmento importante nos nossos negócios.
Na mesma década, Joaquim edita o primeiro livro, “Casamento Civil”, inaugurando a fase editorial da livraria. Nos trinta anos seguintes, a livraria teria como prioridade a área jurídica. A editora estende suas atividades comerciais começa a editar também livros didáticos, literatura geral, ciências, etc., ao mesmo tempo em que amplia as atividades editoriais no campo jurídico e se torna a mais conceituada editora desse tipo de obra no Brasil.
Em 1947 a empresa transforma-se em sociedade anônima, com a denominação Saraiva S.A. – Livreiros Editores. Um grande número de ex-estudantes encaminha-se à livraria para subscrever ações da empresa em homenagem ao seu fundador, o Conselheiro Saraiva. A partir de 1970, passamos a editar Livros Didáticos e Livros Paradidáticos e, em 1972, a Saraiva transformou-se numa companhia aberta.
Ao longo dos anos 70, o processo de crescimento e formação de uma rede de lojas se iniciou concretamente com a abertura da segunda Livraria Saraiva, na Praça da Sé, marco central da capital de São Paulo. Na década de 80, com o crescimento do número de títulos publicados, viabiliza-se um serviço próprio dedistribuição de livros da Editora Saraiva. Em 1983, iniciou-se o processo de expansão da rede de estabelecimentos da Livraria, com a abertura de diversas lojas em outros estados brasileiros e em shopping centers.
Enquanto que nos anos 90, reafirmando seu pioneirismo com as publicações jurídicas, a Saraiva passa a editar livros paradidáticos, obras de complementação do ensino das diversas matérias que compõem o currículo doensino Fundamental e Médio. Ao final da década, a Saraiva passa a editar livros nas áreas de Administração, Economia e Marketing destinados ao currículo do ensino de terceiro grau. Enquanto a unidade de varejo abre a primeira de uma série de megalivrarias, totalmente informatizadas.
Em 1998, a Saraiva conclui a aquisição da Editora Atual. E passa a comercializar seus produtos por meio da internet através do site www.saraiva.com.br. Um dos primeiros sites de e-commerce do Brasil.
Em 2006, houve a adesão às Práticas Diferenciadas de Governança Corporativa Nível 2 da BOVESPA e em abril do mesmo ano a realização bem sucedida de uma distribuição primária de três milhões de ações preferenciais, fortalecendo a posição financeira da Companhia para o desenvolvimento de estudos e implementação de projetos de investimento.
Em 2007, a Saraiva adquiriu a Pigmento Editorial S.A., responsável pela comercialização do Ético Sistema de Ensino, composto por uma linha de materiais didáticos editados com absoluto rigor conceitual e por uma linha de serviços de apoio pedagógico de reconhecida qualidade. Nesse mesmo ano, dando um passo a mais rumo ao futuro, a Saraiva cria produtos para atender as demandas do mercado educacional por conteúdos digitais.
Em 2008, a Saraiva amplia significativamente o seu potencial de atuação no mercado editorial e livreiro com a aquisição de 100% do controle acionário do Grupo Siciliano e passa a operar todas as lojas físicas e site desta rede. Com aaquisição, os selos Arx e Caramelo foram incorporados ao catálogo da Editora.
Em 2010, a Editora Saraiva lança o Agora, sistema de ensino para a educação pública. Em 2010 foi criado o selo Benvirá para publicação de obras de Ficção e Não Ficção. Em 2010, a Saraiva.com lança o Saraiva Digital Reader, uma plataforma que permite a venda de Livros Digitais (e-books). Nesse mesmo ano, a fabricante de televisores LG lança uma linha de produtos com opção de acesso à internet que utiliza de forma nativa a plataforma de comercialização de filmes digitais da Saraiva. Em abril de 2010 é inaugurada a primeira loja iTown, uma operação da Livraria totalmente dedicada à venda de produtos da Apple.
O ano de 2012 foi marcado pelo nascimento de um novo selo: o SaraivaTec, que surge para atender à crescente demanda do segmento de cursos técnicos e de graduação tecnológica. No mesmo ano, a Saraiva e a Hoper Educação lançam em outubro o Saraiva Solução de Aprendizagem, nova solução didática de apoio ao ensino de Direito e Administração de Empresas. Trata-se de metodologia desenvolvida para apoiar o trabalho do professor em sala de aula e garantir maior aprendizagem dos alunos.
Em 2013, a Saraiva anuncia o lançamento de seu self-publishing: Publique-se!.No Publique-se! é possível transformar textos em livros digitais em apenas um clique. A Editora Saraiva fez um importante movimento estratégico para agregar ainda mais valor às soluções educacionais oferecidas, com a aquisiçãoda Editora Érica Ltda. A transação marcou sua entrada no mercado de conteúdo voltado para ensino técnico profissionalizante, reforçando a diversificação e o aumento da relevância da Saraiva no mercado Editorial Brasileiro. A Saraiva inaugura em setembro sua primeira loja em aeroporto, no Aeroporto Internacional de São Paulo (Cumbica). No mesmo ano, a Saraiva recebeu o “Prêmio Época ReclameAqui – As Melhores Empresas para o Consumidor de 2013” na categoria Comércio Eletrônico e foi destaque como Companhia Supercampeã de votação no ranking geral, que considera as melhores empresas em 62 categorias.
Em 2014, a Saraiva completou 100 anos. Foi lançado o Lev, primeiro leitor digital portátil da Saraiva, que vem com a plataforma de livros digitais disponíveis no ecossistema da empresa. Pioneira no setor digital, a Saraiva apresentou o novo e-commerce que conta com layout moderno e tem como objetivo oferecer ao consumidor uma experiência única e rica com acesso a uma gama de conteúdos relacionados ao mix de produtos disponíveis, a proposta deste projeto é levar ao ambiente virtual a mesma experiência de compra de uma loja física por meio de ferramentas que deixam a navegação mais interativa, dinâmica e envolvente. O Grupo Saraiva realizou, também, o Primeiro Prêmio Saraiva de Literatura e Música com objetivo de apresentar novos talentos da literatura e da música.
O ano de 2015 marcou uma grande mudança nas atividades da Saraiva, com avenda dos ativos editoriais, o que permitiu um foco 100% dedicado às atividades do varejo, que englobam as lojas físicas e o e-commerce.Durante os anos de 2016 e 2017 foi consolidado esse processo, iniciado a partir da venda da operação editorial, de significativos ajustes operacionais, com forte redução de despesas, simplificação de estruturas e implementação de iniciativas para aumento da eficiência e melhor alocação do capital, além de grandes avanços nas iniciativas relacionadas às experiências dos clientes na operação omnichannel da Companhia.